Projeto Transformação habilita professores da APAE de Ouro Preto para ensino das técnicas de Mosaico.

Projeto Transformação habilita professores da APAE de Ouro Preto para o ensino das técnicas de mosaico.

A ideia de se criar uma parceria com a APAE Ouro Preto, no sentido de capacitar os professores a utilizar as técnicas do mosaico como arteterapia, veio com a experiência das aulas ministradas ao aluno Victor – um adolescente autista que muito se identificou com arte do mosaico.

No curso, os professores desenvolvem a técnica do artesanato através de recursos pedagógicos, artísticos e culturais. E, assim, são capazes de estimular as aptidões de cada pessoa envolvida.

A técnica do mosaico não se resume apenas a um momento criativo, todo o processo é também uma forma de terapia, de acordo com a arterapeuta Aline Barcelos “arteterapia é um meio de se comunicar com o exterior de forma não verbal, sutil, de expressar sentimentos e expor ideias organizando pensamentos de forma leve e criativa.”

No Brasil, a arteterapia, foi introduzido por Nise da Silveira, médica psiquiatra que se manifestou radicalmente contra terapias agressivas que eram conduzidas na época como eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia. Nise introduziu arte à terapia ocupacional no tratamento de pacientes em clínicas psiquiátricas.

A técnica artística do mosaico como terapia, ajuda a integrar estados emocionais e é muito utilizada em pacientes esquizofrênicos, depressivos, dependentes químicos ou autistas. Ela envolve o corpo, pensamentos e emoções, processos de unir pedaços de azulejos, cerâmicas, conchas e até sementes. Alem disso, ela trabalha nos estados internos de forma a unir e dar sentido aquilo que não conseguimos dar forma.

O ato de juntar cacos ajuda a integrar e organizar emoções. O rejunte complementa o trabalho no sentido de unir, dar firmeza e consistência.

Nesta primeira etapa de capacitação estão envolvidos os seguintes professores da APAE de Ouro Preto:

Renata Nunes Pinheiro Cardoso
Edna Maria Xavier
Marisa Rodrigues Caetano Morais
Alexandre Aparecida Guimarães
Flávia Maria Mineiro Ferreira
Rosangela Luisa Lessa de Meira
Arlete Aparecida Batista

Projeto Transformação habilita professores da APAE de Ouro Preto para ensino das técnicas de Mosaico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *