Além de enfeitar ambientes, o mosaico é uma técnica de artesanato que consegue ajudar – e muito – quem sofre com o estresse e a tensão do dia a dia. Chegar em casa e se dedicar à criação de lindas imagens a partir de pedaços de cerâmica ou até mesmo papel pode ser uma atividade de relaxamento capaz de mudar a sua vida.

O que é a arte mosaico?

Essa forma de arte consiste em pequenas peças recortadas que, quando coladas próximas umas das outras, conseguem produzir um desenho ou uma imagem. Ela pode ser feita a partir de quaisquer materiais e sobre qualquer superfície.

Mosaico – Foto: Ailton Fernandes

Quer alguns exemplos? Ao andar pelas ruas, você certamente irá perceber alguma arte com essa técnica. O monumento do Cristo Redentor, inaugurado em 1931 no Rio de Janeiro, teve toda sua superfície externa revestida de mosaico de pedra sabão verde. Além disso, o artista brasileiro Di Calvalcanti também já o utilizou em algumas obras.

Essa técnica surgiu há mais de sete mil anos, e tem origem na palavra “mosaicon”, que significa “musa”. Nos dias de hoje, ela é usada de diversas maneiras – não é raro vê-la aplicada em quadros,paredes e móveis, nesse último caso dando um toque personalizado à peça.

O mosaico ainda é visto como uma forma de arteterapia, que já demonstrou ter o poder de reduzir estresse e produzir relaxamento.