• contato@transcottatransformacao.com.br

Alunos do curso de fotografia realizam ensaio fotográfico retratando a superação de uma jovem marianense.

Alunos do curso de fotografia realizam ensaio fotográfico retratando a superação de uma jovem marianense.

Ela é jovem, bonita e cheia de empolgação principalmente quando o assunto é fazer poses para as fotos. Quem vê a jovem Fernanda, de apenas 19 anos, não imagina as diversas barreiras que ela já superou para chegar ao seu primeiro ensaio fotográfico.

Acompanhada de sua mãe Mônica, ela chegou ao ensaio toda linda e entusiasmada. “Ela adora fotografia e principalmente de ser fotografada, faz poses e se sente como uma modelo.” Relata a mãe.

Convivendo com o problema

Fernanda, desde criança, tem um sério problema na coluna que logo aos 10 anos de idade à levou a uma complexa cirurgia. Não obtendo sucesso naquela intervenção, a jovem por várias vezes se viu vítima de bullying, principalmente na escola.Muitas vezes, na escola onde eu estudava, os colegas ficavam mexendo comigo e eu ficava muito triste, sempre esperava que algo pudesse reverter aquela situação”. Mesmo triste, ela nunca se deixou levar pelas frustrações e opiniões das pessoas. “Eu não me importava com o que eles falavam. Sempre acreditei que um dia eu pudesse fazer tudo com normalidade” relata Fernanda enquanto caminhava pelo CAMPUS do ICHS em Mariana – um dos locais escolhidos para as fotografias.

Esperança de dias melhores 

A Fé e a esperança de viver melhores dias, nunca deixaram de caminhar juntas com a Fernanda e aos 19 anos de idade, eis que surge mais uma oportunidade de uma nova cirurgia. “O médico disse que aquele seria o momento. – Era agora ou poderia ser tarde demais”. Contou a mãe. Desta vez, a cirurgia era de muito maior complexidade e 21 pinos foram implantados na sua coluna para que ela pudesse ter uma vida normal. A cerca de 05 meses, a cirurgia foi realizada em Belo Horizonte e foi um sucesso.    

Projeto Transformação
O ensaio fotográfico

A proposta, de uma sessão de fotos, partiu dos alunos do curso de Fotografia do Projeto Transformação de Mariana/Turma-19 que, sensibilizados pela história de superação da Fernanda, resolveram convida-la para um ensaio pelas ruas da histórica Mariana.

O ensaio fotográfico foi realizado no último dia 12 de outubro e contou com a presença de 5 fotógrafos. Foram feitas fotos em diversas poses, celebrando o novo momento na vida daquela guerreira.  Para o professor do Curso Ailton Fernandes, que acompanhou os alunos durante o ensaio, “Divulgar a história de superação da Fernanda através das fotografias, revelam a fé, a vontade de viver e a naturalidade com que ela encarou as dificuldades e as superou. Particularmente, esse ensaio reforça meu conceito de beleza. Fotografando-a me fez ver o quanto o que propomos a fazer neste ensaio é gratificante para nós fotógrafos. É um enorme aprendizado. Aprendemos que toda e qualquer pessoa, possui sua beleza, mesmo com todos os seus dramas e dificuldades de auto aceitação. E, que cabe ao fotógrafo, extrair essa beleza e expor o belo ao mundo.”

E os trabalhos dos fotógrafos ainda não terminaram. Os alunos editarão as fotos que posteriormente serão entregues em um álbum fotográfico. Está será a marca de uma nova vida que surge para a nossa querida modelo Fernanda Ferreira. Abaixo algumas fotos do Ensaio.

 

Projeto Transformação

2 pensamentos sobre “Alunos do curso de fotografia realizam ensaio fotográfico retratando a superação de uma jovem marianense.

Divana SilveiraPublicado em  10:35 pm - out 21, 2019

Que história fantastica,
Parabéns Fernanda!!
A Fé e a Esperança andam sempre juntas.
Parabéns aos professores, alunos.

ROSILENEPublicado em  9:53 pm - out 22, 2019

Parabéns lindas histórias e fotos …tbem amo a fotografia.

Deixe sua mensagem